
No projeto Karate Escolar temos sobretudo dois objetivos, transmitir valores através do karate contribuindo para o desenvolvimento de pessoas especiais e combater o sedentarismo cada vez mais presente nas nossas crianças!
Muito mais do que um desporto: um caminho de desenvolvimento integral
O projeto Karate Escolar tem como base uma visão educativa e transformadora. Mais do que ensinar técnicas, esta prática atua em três níveis essenciais do desenvolvimento das crianças: promove valores sólidos, reforça a integração social e contribui para a formação do carácter. Com uma abordagem progressiva e estruturada, o karate torna-se um aliado da escola e da família na construção de cidadãos confiantes, conscientes e resilientes. Esta pirâmide representa os pilares do nosso trabalho diário, onde cada treino é uma oportunidade de crescimento pessoal e coletivo.

1. Valores Fundamentais – As bases para o futuro
O Karate ensina, desde cedo, valores como o respeito, a responsabilidade, a disciplina e a honestidade. Estes princípios formam a base do comportamento das crianças e ajudam a orientar as suas decisões dentro e fora da escola.
2. Integração Social – Construção de círculos sociais
Através do trabalho em grupo e do respeito mútuo entre colegas, o karate promove a empatia, a cooperação e o espírito de entreajuda. Em especial nas idades mais jovens, esta integração positiva reduz comportamentos de exclusão e fortalece o sentimento de pertença.
3. Desenvolvimento Pessoal – Formação de carácter
Cada aula é uma oportunidade para a criança se superar, controlar emoções, lidar com a frustração e conquistar objetivos. Estas competências emocionais e mentais são fundamentais para o sucesso académico e pessoal. Ao integrar o karate no ambiente escolar, estamos a proporcionar uma atividade segura, educativa e motivadora que contribui para o desenvolvimento global da criança. É um investimento no presente com impacto direto no futuro.
Base Científica e Preocupações de Saúde
Atividade Física
e Sedentarismo
Diminuição de atividade física e aumento do sedentarismo em jovens representam ameaças sérias para a saúde pública.
Obesidade e
Riscos de Saúde
A obesidade é um fator de risco para doenças graves que afetam tanto a qualidade de vida quanto a interação social.
Escola como
Agente Central
As escolas são essenciais para garantir atividade física diária recomendada pela OMS, integrando educação física curricular e atividades extracurriculares.
Sabias que a IPPON já tem 17 Escolas que aderiram ao Projeto Karate Escolar?
- Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI Maria Luciana Seruca – Paço de Arcos
- Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica dos Francos – Rio de Mouro
- Associação de Pais e Jardim de Infância da Bobadela
- Colégio Flor da Linha – Paço de Arcos
- Colégio Oriente – Parque das Nações
- Colégio Santa Doroteia – Campo Grande
- Escola Básica Bairro da Covina
- Escolá Básica nº 195 – Marvila
- Escola Básica João dos Santos – Marvila
- Escola Básica Luíza Neto Jorge – Marvila
- Escola Básica Manuel Heleno – Amadora
- Escola Nuclisol Condado – Marvila
- Escola Nuclisol Armador – Marvila
- Escola Nuclisol Jean Piaget – São João da Talha
- Externato “Candeia Encantada” – Areeiro
- Faz Acontecer! Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Primária da Abrunheira
- Queen Elizabeth School – Alvalade
GOSTAVAS DE TER KARATE NA TUA ESCOLA?
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Sociedade Filarmónica de Apoio Social e Recreio Artístico da Amadora (SFRAA)
R. Elias Garcia 142
2700-331 Amadora
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